Dando continuidade à jornada
espiritual, Sri Prem Tata e seu fiel discípulo dirigiram-se para o reinado no
qual morava o velho amigo de Tata, Lama Tahju. Tahju havia sido um dos participantes
das primeiras Sanghas, comunidades monásticas budistas e assim era detentor de
rara sabedoria.
Tata contava ao discípulo
que Tahju era um guru muito querido na região. De personalidade gentil e sempre
sorridente, tinha especial apreço pela natureza e pelos animais.
Ao longo do caminho, mestre
e discípulo conversavam sobre a samsara e Tata explicava ao atento ouvinte que
o conceito tratava-se do fluxo incessante de renascimento através dos mundos.
Chegando à pequena aldeia
onde morava Tahju, este saldou com imensa alegria a chegada dos viajantes e
pediu que participassem com ele de uma sessão de agradecimento à mãe terra, na qual ele ensinava aos presentes que os sofrimentos eram causados pela
transitoriedade e insubstancialidade de todos os fenômenos, que influenciam a
natureza dos desejos humanos, gerando o apego e a identificação com a mente
egóica. O sofrimento só pode ser superado pela sobrelevação do desejo egóico,
eliminando-se assim a ilusão (maya) e alcançando-se o estado da iluminação (bodhi).
Este era resumidamente o conteúdo das “Quatro Nobres Verdades de Buda”.
Naquele dia, ao
recolherem-se, o escudeiro de Tata perguntou ao mestre qual seria o primeiro e
o mais importante passo na jornada da evolução espiritual. O mestre explicou
que o primeiro passo era a firme convicção de querer superar o mundo (maya) da
ilusão, e por conseguinte a adoção da sinceridade como regra primordial na
vida, com o total abandono da hipocrisia para com os outros e, especialmente,
para consigo mesmo. Ato contínuo, Tata asseverou que o mais importante passo
era o atingimento da consciência. A pessoa inconsciente reage às situações do
cotidiano por desconhecer suas causas, desígnios e mistérios, aumentando,
assim, a força do carma sobre si mesmo; enquanto a pessoa consciente age
perante os eventos da vida, porque está em harmonia com os seus propósitos,
pavimentando, assim, o seu caminho do shila (virtude e boa conduta). Dessa
forma, complementou Tata, a ação ou reação do indivíduo aos eventos do
cotidiano determinará o samsara de cada um.
*desenho de Jailson Arquino
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