sexta-feira, 6 de junho de 2014

Resumo do Livro VIII de Sigmund Freud - Os Chistes e a sua relação com o Inconsciente (1905)


Resumo do Livro VIII – Os Chistes e a sua relação com o Inconsciente (1905)
A. Parte Analítica
I - Introdução
_ os chistes não vêm recebendo tanta atenção quanto merecem, em vista do papel que desempenham na nossa vida mental – p. 17;
_ De acordo com Lipps, um chiste é algo cômico de um ponto de vista inteiramente subjetivo – p. 17;
_ em geral, o que chamamos de chiste é qualquer evocação consciente e bem-sucedida do que seja cômico, seja a comicidade devida à observação ou à situação – p. 17;
_ uma apreciada definição do chiste considera-o habilidade de encontrar similaridades entre coisas dessemelhantes – p. 19;
_ relação entre o chiste e o cômico – p. 20;
_ a brevidade é o corpo e a alma do chiste, sua própria essência – p. 21;
_ critérios e características dos chistes – p. 22;
_ valerá tanto trabalho o tema do chiste? – p. 23;
II – A Técnica dos Chistes
_ o efeito cômico dos chistes deriva do desconcerto e esclarecimento – p. 25;
_ a técnica do chiste: abreviação - p. 27/28;
_ processos de condensação e fusão – p. 32/33;
_ nem toda brevidade é por si mesma chistosa – p. 35;
_ os chistes e os sonhos – p. 36;
_ processo de condensação com formação de substituto, é uma característica universal da técnica dos chistes? – p. 37;
 _ conexão entre chistes e enigmas – p. 39;
_ casos de duplo sentido – p. 43/44;
_ tipos de técnicas de chistes: condensação, múltiplo uso do mesmo material e duplo sentido – p. 48;
_ chistes influenciados pelo desprezo – p. 51;
_ chistes qualificados como trocadilhos – p. 53;
_ deslocamento – p. 57;
_ exemplo de nonsense no caso de chiste absurdo – p. 62;
_ técnica dos chistes absurdos – p. 63;
_ revelação do raciocínio falho – p. 69;
_ chiste de unificação – p. 71;
_ representação pelo oposto – p. 76;
_ representação por alguma coisa similar ou afim – p. 77;
_ a conexão pode também consistir na similaridade – p. 79;
_ espécie de alusão: omissão – p. 80;
_ há outro tipo de representação indireta utilizada pelos chistes: a analogia – p. 84;
_ os interessantes processos de condensação acompanhados de formação de substitutivo, reconhecidos como o núcleo da técnica dos chistes verbais, apontam para a formação dos sonhos, em cujo mecanismo tem-se descoberto os mesmos processos psíquicos. Isso vale igualmente, entretanto, para as técnicas de chistes conceptuais – deslocamento, raciocínio falho, absurdo, representação pelo oposto – que reaparecem, cada um e todos, na técnica de elaboração de sonho. O deslocamento é responsável pelo enigmático aparecimento de sonhos que nos impedem o reconhecimento de que constituem uma continuação da nossa vida desperta – p. 89;
III – Os Propósitos dos Chistes
­_ Já dividimos os chistes em verbais e conceptuais de acordo com a manipulação técnica do material, estamos autorizados a examinar agora a relação entre tal classificação e os novos chistes que iremos introduzir – p. 91;
_ chistes abstratos (inocentes) e tendenciosos – p. 91;
_ os métodos técnicos dos chistes que já descrevemos anteriormente – condensação, deslocamento, representação indireta, etc. – possuem assim o poder de evocar um sentimento de prazer no ouvinte – p. 95;
_ produção de prazer como propósito dos chistes – p. 96;
_ propósitos hostil e obsceno para o chiste – p. 97;
_ papel desempenhado pelos chistes a serviço de um propósito hostil. Desde a nossa infância individual e, similarmente, desde a infância da civilização humana, os impulsos hostis contra o nosso próximo têm-se sujeitado às mesmas restrições, à mesma progressiva repressão, quanto nossas tendências sexuais. Não conseguimos ainda ir tão longe a ponto de amar nossos inimigos ou oferecer-lhes a face esquerda depois de esbofeteada a direita. Além do mais, todas as regras morais para a restrição do ódio ativo fornecem até hoje a mais nítida evidência de que foram originalmente moldadas para uma pequena sociedade dos membros de um clã. Na medida em que podemos sentir que somos membros de um povo, permitimo-nos desconsiderar maior parte dessas restrições com relação a estrangeiros – p. 102;
_ papel dos chistes na agressividade hostil – p. 103;
_ instituições habitualmente atacadas pelos chistes cínicos: casamento, pois não existe reivindicação mais pessoal que a liberdade sexual e em nenhum outro ponto a civilização exerceu supressão mais severa que na esfera da sexualidade – p. 104;
_ classes de chistes tendenciosos: chistes obscenos ou desnudadores, chistes agressivos (hostis), chistes cínicos (blasfemos, críticos) – p. 113;

B. Parte Sintética
V – O Mecanismo do prazer e a psicogênese dos chistes
_ mecanismo do efeito do prazer – p. 115;
_ no caso de um chiste tendencioso o prazer procede da satisfação de um propósito cuja satisfação, de outra forma, não seria levada a sério – p. 115;
_ a economia na despesa relativa à inibição ou à supressão parece ser o segredo do efeito de prazer dos chistes tendenciosos e se transmite ao mecanismo dos chistes inocentes – p. 117;
_ o prazer em um chiste parece ser também maior quanto mais diferentes sejam os dois círculos de ideias conectadas pela mesma palavra – p. 118;
_ o homem é um incansável buscador do prazer, qualquer renúncia do prazer já desfrutado é dura para ele – p. 123;
_ demonstração que as técnicas dos chistes, que utilizam o absurdo, são uma fonte de prazer – p. 124;
_ um bom chiste produz em nós uma impressão total de prazer – p. 128;
_ repressão – p. 130;
_ princípio de cooperação ou intensificação estética – p. 130;
_ princípio da confusão das fontes de prazer, princípio do prazer preliminar – p. 133;
V – Os motivos dos chistes: os chistes como processo social
_ a elaboração dos chistes não está ao dispor de todos e apenas alguns dispõe dela consideravelmente, estes últimos são reconhecidos como tendo espíritos – p. 135;
_ toda uma classe de chistes obscenos permite que se infira a presença de uma inclinação oculta de exibicionismo em seus interventores, chistes tendenciosos agressivos têm melhor sorte com pessoas em cuja sexualidade é demonstrável um poderoso componente sádico, mais ou menos inibido na vida real – p. 137/138;
_ ninguém se contenta em fazer um chiste apenas para si – p. 138;
_ natureza e mecanismo do riso – p. 140;
_ o riso está entre as expressões dos estados psíquicos mais altamente contagiosas – p. 149;
_ propósito de se contar os chistes a alguém – p. 149;
_ o processo de chiste na primeira pessoa produz prazer pela suspensão da inibição e diminuição da despesa local; não parece entretanto chegar ao fim senão por intermédio de uma terceira pessoa interpolada, obtendo o alívio geral através da descarga – p. 150;
C. Parte Teórica
VI – A relação dos chistes com o sonho e o inconsciente
_ relação entre os processos de elaboração dos chistes e os processos de elaboração onírica – p. 151;
_ descrição dos empreendimentos da elaboração onírica – p. 152;
_ produção do sonho – p. 153;
_ a transformação, visando a possibilidade da representação, a condensação e o deslocamento são as três principais realizações que se pode atribuir à elaboração do sonho – p. 155;
_ estágios na formação de um sonho – p. 156;
_ forças que tomam parte na elaboração dos sonhos e sua relação com a formação dos chistes – p. 156;
_ hipótese de formação de um chiste: um pensamento pré-consciente é abandonado por um momento à revisão do inconsciente e o resultado disso é imediatamente capturado pela percepção consciente – p. 157;
_ as técnicas dos chistes indicam os mesmos processos conhecidos como peculiares da elaboração onírica – p. 157;
_ outra característica do chiste: é uma noção que nos ocorre involuntariamente – p. 158;
_ características dos chistes que se refiram a sua formação no inconsciente – p. 159;
_ nos sonhos, há um retorno da mente a um ponto de vista embrionário – p. 161;
_ entre as técnicas comuns aos sonhos e aos chistes estão a representação pelo oposto e o uso do nonsense – p. 163;
_ pode-se admitir com certeza que os chistes são formados no inconsciente quando se trata de chistes a serviço de propósitos inconscientes ou de propósitos reforçados pelo inconsciente – p. 166;
_ o gracejo deriva de uma disposição eufórica – p. 167;
_ breve comparação entre os chistes e os sonhos – p. 168;
_ os sonhos servem predominantemente para evitar o desprazer, os chistes, para a consecução do prazer – p. 169;
VII – Os chistes e as espécies do cômico
_ socialmente, o cômico se comporta diferentemente dos chistes – p. 171;
_ o tipo cômico mais próximo dos chistes é o ingênuo – p. 172;
_ cômico da situação – p. 184;
_ cômico com relação a nós próprios – p. 186;
_ mímica, caricatura, paródia e o travestismo – p. 187/188;
_ um método técnico adotado em muitos chistes é o de dar trânsito livre a modos de pensamentos, usuais no inconsciente, mas que podem ser julgados apenas como exemplos de raciocínios falhos no consciente – p. 190;
_ convergência entre os chistes e o cômico – p. 193;
_ os chistes e o cômico distinguem-se principalmente em sua localização psíquica; pode-se dizer que o chiste é a contribuição feita ao cômico pelo domínio do inconsciente – p. 194;
_ os chistes apresentam uma dupla fase a seu ouvinte – p. 200;
_ a condição mais favorável para a produção do prazer cômico é geralmente uma disposição eufórica, em que está inclinado a rir – p. 204;
_ as condições desfavoráveis para o cômico procedem do tipo de atividade mental em que uma pessoa particular se ocupa no momento – p. 204;
_ considerações sobre o cômico da sexualidade e da obscenidade – p. 206;
_ as crianças carecem do sentimento do cômico – p. 208;
_ comentários sobre o humor – p. 212;
_ a liberação de afetos aflitivos é o maior obstáculo à emergência do cômico – p. 212;
_ a economia da compaixão é uma das mais frequentes fontes de prazer humorístico – p. 214;
_ o humor se aproxima mais do cômico do que dos chistes – p. 217;
_ o prazer nos chistes pareceu-nos proceder de uma economia na despesa com a inibição, o prazer no cômico de uma economia na despesa com a ideação (catexia) e o prazer no humor de uma economia na despesa com o sentimento – p. 218;
_ a euforia que nos esforçamos por atingir através desses meios nada mais é que um estado de ânimo comum em uma época de nossa vida quando costumávamos operar nosso trabalho psíquico em geral com pequena despesa de energia – o estado de ânimo de nossa infância, quando ignorávamos o cômico, éramos incapazes de chistes e não necessitávamos do humor para sentir-nos felizes em nossas vidas - p. 218/219.

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