quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Projeto 101º Abraço - 1º Abraço - REVARTE


D. Alice, Carlos Lins e Cinthia Pequeno
Aproveito a data de hoje, aniversário de um mês do portal, para lançar o PROJETO 101º ABRAÇO. Em verdade, o título do projeto contempla duas mensagens – a teoria propagadora (do exemplo contagiante) do 101º macaco e o poder do abraço, senão vejamos.
A teoria do 101º macaco refere-se à ideia de que numa ilha, macacos comiam frutas que caiam na areia. Um dia, um macaco comeu uma fruta que caiu dentro d’água e percebeu que tinha um sabor melhor, pois não tinha areia. A partir daí, este macaco passou a lavar as frutas antes de comer. Outros macacos da ilha copiaram o procedimento. Sem que houvesse qualquer contato, macacos de outras ilhas passaram a usar também a mesma técnica. Assim, após um certo número de indivíduos (100 macacos) realizarem uma determinada tarefa, o próximo indivíduo (101º macaco) a tomará como padrão, ocorrendo uma espécie de indução no consciente coletivo.
O aspecto objetivo do exemplo, por si só, não é suficiente, há a necessidade do componente subjetivo do abraço, que une, agrega e purifica, surgindo assim o título – 101º (energia do masculino) ABRAÇO (energia do feminino).
O projeto destina-se, fundamentalmente, a homenagear pessoas e instituições que, por meio do trabalho voluntário, dedicam seu tempo, energia e entusiasmo para os mais necessitados, na esperança de que a divulgação de seus projetos e ideais no portal possa de alguma forma ajudá-los, seja por meio de obtenção de apoio de ordem material ou possa sensibilizar outros a participar dessa corrente de solidariedade. Assim, periodicamente, como tributo ao trabalho por eles desenvolvido e justo reconhecimento, colocarei no portal uma pessoa, grupo ou entidade em destaque.
A poucas quadras de um dos endereços mais cobiçados e caros da cidade de Fortaleza, encontramos esgoto a céu aberto, ruas descuidadas e uma praça abandonada. As crianças da comunidade carente das cercanias, até há pouco tempo, não encontravam qualquer ponto de referência e lazer. Nesse contexto, surge a REVARTE (Resgate dos Valores pela Arte), como uma pura flor de lótus branco, que nasce das profundezas do pântano, trazendo sinais de esperança e paz.
Sua criadora e sustentáculo é uma simpática senhora de nome Alice Domenech, que após um árduo trabalho de persistência e tenacidade, conseguiu transformar uma casa abandonada no sonho daqueles rostos ainda jovens, mas sofridos.
Sobrevivendo de doações, Alice e sua equipe de voluntários, oferecem às crianças carentes atividades diárias de lazer e cursos, como aulas de xadrez, música (coral, flauta e violão), judô e atividades de leitura e têm conseguido tirar da violência, seja familiar ou urbana, crianças que deixam na REVARTE seus medos, conflitos familiares e tristezas e levam sorrisos, esperanças e fé de que ainda existem anjos na face da terra.
O nosso 1º abraço do projeto vai para Alice e sua equipe.
Faça parte desta família, ajude a REVARTE.
Saiba mais e como ajudar:
Rua Salvador Correia de Sá, 465, Fortaleza/CE
Lúcia Martins Cardoso: (85) 3273-2338 ou (85) 8606-1589
Alice Domenech: (85) 3273-1588, Naélio: (85) 3046-2482


Nenhum comentário:

Postar um comentário