sábado, 3 de dezembro de 2016

Você já pensou sobre isso?



Hoje resolvi escrever sobre uma das perguntas mais frequentes dos meus alunos do curso de Psicanálise, bem como dos meus pacientes. Por que me ocorrem essas coisas que me fazem sofrer tanto?
A primeira reação de qualquer um de nós quando nos deparamos com uma dor é tentar livrar-nos dela o mais rápido possível. Entretanto, ao tentar essa abordagem, esquecemo-nos que toda dor quer nos repassar uma lição, quer que a escutemos, pois ela nada mais é do que o reflexo de algo em nós que está em desarmonia.
Livrar-se da dor sem ouvir a sua lição ou entendê-la, somente postergará o sofrimento ou o deslocaremos para outra seara da nossa vida.
Temos que escutá-la, entendê-la, vivenciá-la ou até mesmo tornar-nos seu(ua) amigo(a). Somente incorporando a sua mensagem e reequilibrando a nossa energia, ela nos entregará a sua mensagem e sua missão estará cumprida, e como consequência, ela irá embora.
Lembro-me de Jung: "O que nega, te submete; o que aceita, te transforma." 
Você já pensou sobre isso?
José Anastácio de Sousa Aguiar
(Psicanalista, hipnoterapeuta e terapeuta de vidas passadas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário