sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Crônica - Quem realmente manda em você? José Anastácio de Sousa Aguiar



Para aqueles que já se anteciparam à leitura da crônica e responderam que é a esposa (no caso do marido), ou o marido (no caso da esposa), ou a sogra, o cachorro ou o gato, não ousarei contra argumentar.
Entretanto, há uma postura mais técnica desenvolvida por Sigmund Freud, que afirma que a psique humana pode ser dividida em duas partes: uma consciente e outra inconsciente. Segundo esse renomado médico, o consciente seria apenas uma pequena parte do nosso psiquismo, enquanto é o inconsciente o verdadeiro responsável por uma série de atividades da mente humana, como os sonhos, os chistes, os atos falhos, dentre outros.
Assim determinados comportamentos que nem a própria pessoa se reconhece nele, poderia ser explicado à luz da análise do inconsciente. O pai da psicanálise ainda acrescenta que as fobias, neuroses e psicoses têm suas raízes na nossa longínqua infância e que pelo método da psicanálise é possível chegar às causas mais remotas de nossos problemas.
Nesse contexto é possível afirmar que além da esposa ou marido, sogra, cachorro ou gato, a criança magoada em nós pode ser quem realmente manda.
José Anastácio de Sousa Aguiar