segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Artigo - Hipnose é ciência, como? Luciano Sampaio

Hipnose é ciência, como?
Hipnose é uma ciência, veremos, mas, antes vale lembrar que há duas formas básicas de concepção de ciência: ciências exatas, como matemática, física, química e ciências humanas, como filosofia, psicologia, sociologia. A hipnose encontra-se entre as ciências humanas, por lidar com o psiquismo humano, que é diz respeito à cultura, crenças, sentimentos, emoções, compreensões, hermenêuticas, etc.
Toda ciência tem como objetivo primeiro explicitar conhecimento e compreensão sobre um campo específico da realidade. As ciências humanas buscam libertar o ser humano da ignorância, do senso comum e perceber novos pontos de vista. Neste sentido, as ciências da saúde buscam libertar ou prevenir o homem de doenças, traumas e ajudá-lo a ser mais harmonizado e feliz.
A hipnose integra-se como ciência, primeiro por ter uma área específica de estudo: a mente humana inconsciente com suas inerentes características. Segundo, por ter a hipnose um método determinado: a sugestão focada, por onde se conquista o transe ou fenômeno hipnótico. Não há hipnose sem inconsciente, sem sugestões direcionadas, nem sem estado de transe. Por fim, a hipnose é ciência por apresentar resultados terapêuticos.Por isso podemos definir a hipnose clínica como ciência da saúde.
O hipnólogo clínico estuda este campo de saber com o objetivo de ajudar as pessoas a libertarem-se de traumas, que, em geral, veem de histórias inconscientes. É quando a pessoa sofre os sintomas sem ter a consciência das suas causas. Normalmente constata-se que a ciência lida mais com os sintomas das doenças. A hipnose clínica vai às causas, libertando as pessoas dos sintomas.
Sabemos que há problemas como medos, pânicos, fobias (de avião, de elevador, de escuro, de dirigir) e tantas outras neuroses, que remédios não curam. No entanto, comprova-se, hoje, que após um bom trabalho com sugestões hipnóticas, estas são reprogramadas, ressignificadas, havendo curas profundas.
Hipnotizar é fácil aprender. O desafio hipnólogo clínico é o que dizer à pessoa hipnotizada, para que a sua mente possa ressignificar as neuroses que surgem. Neurose é uma crença emocionalmente registrada e o inconsciente executando-a.
Torço para que a hipnose seja reconhecida pelos órgãos competentes a quem cabe sua oficialização.
Luciano Sampaio
Psicanalista e hipnólogo
lucianosampaio53@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário