segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Tomar a Força do Pai - José Anastácio de Sousa Aguiar


Tomar a Força do Pai
Esta é uma expressão muito usada pelos profissionais que trabalham com as Constelações Familiares Sistêmicas de Bert Hellinger, mas qual é o seu real significado?
"Tomar a Força do Pai" é o conjunto de disposições psicológicas que devem ser realizadas pelos filhos com o escopo de incorporar a sua estrutura psíquica a força oriunda do arquétipo do masculino dos pais.
Os filhos recebem (ou deveriam receber) da figura paterna a força e compreensão necessárias para lidar com as frustrações da vida. É pelo pai que os filhos entendem (ou deveriam entender) os conceitos de limite, planejamento, possibilidades e foco, por exemplo.
Qual seria, poder-se-ia perguntar, as consequências de não se tomar a força do pai?
A minha prática psicanalítica demonstra que pacientes que estão confusos, têm baixa capacidade de lidar com a frustração e não lidam bem com planejamento, não tomaram devidamente a força da vida que vem (ou deveria vir) por meio do pai.
A boa notícia é que as Constelações Familiares têm a abordagem necessária para que seja possível a efetiva harmonia com a função paterna.
Esse e outros temas abordaremos na vivência "Mapa da Alma e Resgate Familiar" a ser realizada nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2020, sinta(m)-se convidado(a)s.
Anastácio Aguiar
Psicanalista, hipnoterapeuta e constelador familiar sistêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário