domingo, 26 de janeiro de 2020

Neuroses de Classe e Limitadora da Felicidade

Neuroses de Classe e Limitadora da Felicidade

Poucas pessoas, fora da seara psicoterapêutica, já ouviram a expressão "Neurose de Classe", que representa as dificuldades que encontram um filho(a) para ultrapassar a classe social dos pais.
Por óbvio, não se trata de impedimentos econômicos, mas sim de auto-limitação psíquica imposta pelo próprio indivíduo em razão da pressão oculta do seu sistema familiar, brilhantemente analisada por Vincent Gaulejac e descrito de forma didática e clara no livro "Meus Antepassados", de Anne Ancelin Schutzenberger (fica a dica de leitura deste livro).
A partir desse conceito, é possível inferir a também conhecida "Neurose limitadora da Felicidade", que com base no mesmo princípio da fidelidade ao núcleo familiar sistêmico, impede de os filho(a)s, que tenham tido pais infelizes, serem plenos e felizes.
Os filho(a)s que não conseguem se desvencilhar desse amaranhamento sistêmico se auto-sabotam e boicotam de forma inconsciente e perene a sua evolução e felicidade.
Essas e outras questões trataremos no curso "Mapa da Alma e Resgate Familiar" nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2020, em São Paulo, seja(m) bem-vindo(a)s.


Anastácio Aguiar
Psicanalista, hipnoterapeuta e terapeuta familiar sistêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário