terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Tomar a Força da Mãe - José Anastácio de Sousa Aguiar


Tomar a Força da Mãe

A exemplo do que realizamos no texto anterior ("Tomar a Força do Pai"), trataremos neste breve escrito do conceito e alcance da expressão "Tomar a Força da Mãe" no contexto das Constelações Familiares Sistêmicas de Bert Hellinger.
"Tomar a Força do Mãe" é o conjunto de disposições psicológicas que devem ser realizadas pelos filhos com o escopo de incorporar a sua estrutura psíquica a força oriunda do arquétipo do feminino dos pais.
Os filhos recebem (ou deveriam receber) da figura materna a sensibilidade e a compreensão necessárias para lidar com as diversas situações que a vida apresenta.
É pela mãe que os filhos incorporam (ou deveriam incorporar) os aspectos subjetivos da experiência encarnatória, tais como, sensibilidade, intuição, leveza e equilíbrio emocional, por exemplo.
Qual seria, poder-se-ia perguntar, as consequências de não se tomar a força do mãe?
A minha prática psicanalítica demonstra que pacientes que têm baixa autoestima, dificuldade de se relacionar, inabilidade de usar o dinheiro e tendência depressiva, não tomaram devidamente a força da vida que vem (ou deveria vir) por meio da mãe.
A boa notícia é que as Constelações Familiares têm a abordagem necessária para que seja possível a efetiva harmonia com a função materna.
Esse e outros temas abordaremos na vivência "Mapa da Alma e Resgate Familiar" a ser realizada nos dias 1 e 2 de fevereiro de 2020, sinta(m)-se convidado(a)s.

Anastácio Aguiar
Psicanalista, hipnoterapeuta e constelador familiar sistêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário