sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Artigo - O amor é curativo - Luciano Sampaio


Atendi em terapia uma jovem a quem, inicialmente, perguntei: Em que posso lhe ajudar? Respondeu: “A conhecer-me melhor e a me libertar. Pois não me entendo, nem sei por que sinto tristeza, angústia e um vazio dentro de mim. A vida sem sentido. Sem gosto de viver. Sou depressiva.”
Com ela vieram seus pais. E, como de costume, conversei antes com eles. Perguntei à mãe três coisas básicas. Primeira: Quando você ficou grávida desta filha, como se sentiu? Disse: “Foi horrível. Rejeitei-a. Ainda namorava, e aconteceu. Não foi esperada. Tive medo dos meus pais e vergonha das pessoas.” Segunda: Como foi o parto? Respondeu: “Chegou o dia, ela não nascia, o médico fez parto cesariano.” Terceira: Deu de mamar? Resposta: “Não! Incrível, ela não quis mamar. Rejeitava meus peitos.” A mãe completou: “Eu sinto que ela não gosta de mim. Tem uma revolta e é grosseira comigo. Sei, hoje, que sou culpada pelo sofrimento dela.” Ao pai perguntei: Quando criança, você brincava com ela, era carinhoso? “Pouco”, disse ele. “Na verdade, eu e minha esposa trabalhávamos muito e quem cuidava dela era a babá. Mas percebo que ela gosta mais de mim do que da mãe.” E a mãe concluiu a conversa: “Minha ausência foi tanta, que ela chamava a babá de mãe. Era triste.”
A partir desses relatos dos pais, entendi o sofrimento da filha. Era uma vítima das rejeições vividas. O inconsciente registrou tudo desde os primeiros instantes de vida no útero materno. E estava repercutindo em sua vida atual.
O ser humano, para viver um futuro saudável, com saúde física, psíquica e emocional, precisa ser acolhido e amado desde o ventre materno. Ele necessita ser cuidado e acompanhado com amor em cada fase do seu desenvolvimento. Fases: oral, anal, fálica e da latência. As falhas ou omissões nestas fases geram neuroses profundas, como as dessa filha.
O inconsciente é literal, não analisa nem julga o que recebe, ao contrário, registra e executa o que é introjetado, sem que a pessoa tenha consciência das causas dos sintomas que vivencia. Ele registra os fatos com os sentimentos do momento e revive-os depois.
Traumas profundos como o relatado podem ser ressignificados por atitudes e terapias que atinjam, amorosamente, suas causas, trabalhem o perdão e restaurem o gosto de viver no mais profundo do ser humano.
Luciano Sampaio
Psicanalista e hipnólogo
lucianosampaio53@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário