domingo, 26 de fevereiro de 2017

Dica de Vídeo - A Garota Dinamarquesa

Caro(a)s amigo(a)s, complementando a postagem anterior, na qual indico livros para o período do reinado de Momo, sugiro tb o filme “A Garota Dinamarquesa”, que retrata a história de Einar Wegener, que nasceu homem, mas sentia-se mulher.
A película trata com bastante singularidade questões da seara psicanalítica freudiana, tais como: libido, barreira do recalcamento, pulsões de vida e morte, princípios do prazer x realidade, Complexo de Édipo, elaborações oníricas, antagonismo Consciente x Inconsciente, dentre outras.
Vários elementos da Psicologia Analítica de Carl G. Jung tb são abordados com bastante competência, quais sejam: complexos, máscaras e sombra, anima e animus, processo de individuação, etc.
O filme não só retrata bem essas abordagens psíquicas, como tb nos faz lembrar da importância do respeito e atenção que temos que ter para cada um que cruza nosso caminho. Ninguém conhece a luta e a dor do outro, e uma palavra de gentileza e carinho nossa pode ser tudo o que alguém precisa para enfrentar os seus medos.
Aproveito para solicitar ao Dr. França da Silva, coordenador do curso, que peça aos alunos da turma de Formação em Psicanálise do Instituto I.A.I.S., com a qual teremos, no próximo dia 11 de março de 2017, o módulo "Vida e Obra de Freud", para assistir o filme antes da aula, para que possamos destacar com mais propriedade elementos do filme ao estudar as questões freudianas.
Namastê,
José Anastácio de Sousa Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário