quarta-feira, 8 de abril de 2015

Artigo - Etapas da Vida? - Luciano Sampaio


Há muitos jeitos de entendermos a vida humana. Uns creem em Deus, outros não. Uns defendem a reencarnação, já outros a ressurreição. Cada um tem suas convicções, sua forma de ver a realidade. Estive na Índia e visitando templos aos deuses (80% da população é hinduísta, 2% católica), admirava as expressões de fé daquela gente. Vivemos e sentimos a vida a partir das nossas crenças, da nossa formação consciente ou inconsciente. O importante é o respeito à diversidade de crenças e lutarmos pela liberdade e dignidade da pessoa humana, se esta é desrespeitada.
Estamos vivendo o tempo pascal. Refletindo sobre a vida humana, pude identificar quatro etapas, tendo em vista o olhar cristão, o plano de Deus para nós, que, resumidamente, compartilho.
Primeira: vida intrauterina. Inicia-se o mistério da vida. Vida que recebi como dom divino: Deus me quis. Sou uma escolha amorosa de Deus. Escolheu-me homem ou mulher e introduziu-me seu Espírito: sua essência. O divino integra-se no humano. E deu-me pai e mãe, que devem me acolher, amar e educar.
Segunda: vida no mundo. Ganhei a vida, nasci. Inicia a infância, que se caracteriza por dependência: ser cuidada. E sofrerei consequências (traumas), se isso não acontecer a contento. Passo por aprendizagens familiares, escolares e culturais. Adquiro crenças. Segue, “se Deus quiser”, o ritmo natural da vida: adolescência, juventude, vida adulta e velhice. Oportunidades que tenho para fazer escolhas, tendo em vista a realização pessoal e social. Serei fruto das minhas escolhas, boas ou ruins.
Terceira: a morte. Qual é o sentido cristão da morte? Se no útero ganhei a vida, se cumpri meu tempo e minha missão neste mundo, cabe-me, na hora da morte, como fez Jesus na cruz, oferece-la ao Pai (Deus), entregando-me com esperança e fé: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Volto aos braços de quem me deu a vida. Lembro-me do Sr. Pedro (de Belo Horizonte/MG), que com câncer terminal, dizia-me: “De Deus eu vim, para Deus eu volto”. E da Ir. Lucília (cunhada), que clamava na agonia da morte: “Paizinho, vem me buscar.”
Quarta: a ressurreição. Com a morte estamos nas mãos de Deus, que, em sua infinita misericórdia, nos ressuscita, como fez com Jesus. A ressurreição é a vivência da plenitude da vida no Reino de Deus, que Jesus tanto anunciou. Esta é minha crença. Amém?
Luciano Sampaio
Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário