sábado, 22 de novembro de 2014

Da Religiosidade à Espiritualidade: um caminho percorrido - Parte VIII - Considerações Finais


Baseada na revisão bibliográfica realizada neste estudo, compreendi que o anseio pelo divino é uma necessidade inerente ao ser humano na medida em que se busca a compreensão do sentido de vida. Todos nós, consciente ou inconscientemente, estamos numa jornada de autodescoberta para o reencontro com a nossa verdadeira essência – Deus –, o divino que existe em nós.
Nesse contexto a experiência tem mostrado que o caminho do autoconhecimento é permeado de questionamentos e insatisfações que podem ser considerados por nós como decorrentes de eventos relacionados ao nosso mundo exterior, o que nem sempre é verdade. Da mesma forma, quando escolhemos o caminho da religião como prática instituída, na tentativa de aplacar nossas necessidades mais íntimas, estamos muitas vezes mergulhando na ilusão de que a busca por Deus, ou o encontro com a nossa dimensão sagrada, é algo que se processa do lado de fora.
Para além dessa compreensão, o atendimento dessas necessidades começa quando nos propomos a mergulhar nos recônditos do nosso próprio ser e a nos perceber como a totalidade que somos. É nesse exame interior que o homem mobiliza os recursos que lhe possibilitarão transpor os limites estreitos de sua materialidade, desenvolvendo e reencontrando seus potenciais divinos.  Assim, ainda que os meus questionamentos tenham sido motivo de grande insatisfação, produziram a abertura necessária ao início dessa frutífera jornada interior, conduzindo-me ao encontro da minha divindade.
No contexto da ciência, as descobertas recentes da física moderna – ao redefinir conceitos fundamentais da realidade como matéria, vida e consciência – associadas ao surgimento da psicologia transpessoal, vêm respaldar essa compreensão da espiritualidade como algo inerente à natureza humana, cujo desenvolvimento e autocuidado independem da adesão a uma religião formalmente constituída.
Diante disso, podemos afirmar que os resultados deste estudo apontam para diferentes formas de buscar o transcendente, o sagrado, o divino que existe em cada um de nós, e que a religião e a religiosidade são caminhos, mas não obrigatoriamente os únicos. As diferentes vertentes do conhecimento humano como a filosofia, a teosofia, a meditação, a física moderna, entre outras, levam o homem às mesmas reflexões que a religião, portanto, podem operar o mesmo grau de transformação interior e de evolução, representando, assim, um recurso importante no desenvolvimento da espiritualidade humana.
Jeruzia Costa de Medeiros

*Artigo científico apresentado ao Curso de Pós-graduação (Lato Senso) em Psicologia Transpessoal da Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro em parceria com o Instituto Celta, como requisito parcial para obtenção do Título de Especialista em Psicologia Transpessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário