segunda-feira, 10 de novembro de 2014

As Aventuras de Sri Prem Tata - Episódio 3 - A consciência de cada um ou A diferença entre agir e reagir


Dando continuidade à jornada espiritual, Sri Prem Tata e seu fiel discípulo dirigiram-se para o reinado no qual morava o velho amigo de Tata, Lama Tahju. Tahju havia sido um dos participantes das primeiras Sanghas, comunidades monásticas budistas e assim era detentor de rara sabedoria.
Tata contava ao discípulo que Tahju era um guru muito querido na região. De personalidade gentil e sempre sorridente, tinha especial apreço pela natureza e pelos animais.
Ao longo do caminho, mestre e discípulo conversavam sobre a samsara e Tata explicava ao atento ouvinte que o conceito tratava-se do fluxo incessante de renascimento através dos mundos.
Chegando à pequena aldeia onde morava Tahju, este saldou com imensa alegria a chegada dos viajantes e pediu que participassem com ele de uma sessão de agradecimento à mãe terra, na qual ele ensinava aos presentes que os sofrimentos eram causados pela transitoriedade e insubstancialidade de todos os fenômenos, que influenciam a natureza dos desejos humanos, gerando o apego e a identificação com a mente egóica. O sofrimento só pode ser superado pela sobrelevação do desejo egóico, eliminando-se assim a ilusão (maya) e alcançando-se o estado da iluminação (bodhi). Este era resumidamente o conteúdo das “Quatro Nobres Verdades de Buda”.
Naquele dia, ao recolherem-se, o escudeiro de Tata perguntou ao mestre qual seria o primeiro e o mais importante passo na jornada da evolução espiritual. O mestre explicou que o primeiro passo era a firme convicção de querer superar o mundo (maya) da ilusão, e por conseguinte a adoção da sinceridade como regra primordial na vida, com o total abandono da hipocrisia para com os outros e, especialmente, para consigo mesmo. Ato contínuo, Tata asseverou que o mais importante passo era o atingimento da consciência. A pessoa inconsciente reage às situações do cotidiano por desconhecer suas causas, desígnios e mistérios, aumentando, assim, a força do carma sobre si mesmo; enquanto a pessoa consciente age perante os eventos da vida, porque está em harmonia com os seus propósitos, pavimentando, assim, o seu caminho do shila (virtude e boa conduta). Dessa forma, complementou Tata, a ação ou reação do indivíduo aos eventos do cotidiano determinará o samsara de cada um.
*desenho de Jailson Arquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário