sábado, 12 de julho de 2014

Artigo - A Copa, esportes, jogo e hipnose - Luciano Sampaio


Estamos vivenciando nestes dias, no Brasil, a Copa Mundial da FIFA 2014. Torcedores e admiradores dos esportes do mundo inteiro voltam seus olhares, suas atenções e emoções para os jogos que acontecem nas doze cidades sedes da Copa no Brasil. Em Fortaleza, já aconteceram no Castelão os seis jogos previstos. As Arenas cheias, o que confirma cada vez mais a paixão dos brasileiros pelos esportes, sobretudo o futebol, e a importância destes como agregador de povos e nações. Sabemos que Nelson Mandela, quando presidente da África do Sul, conseguiu a integração entre brancos e negros através dos esportes.
Assim, os governos, em suas diversas instâncias (municipal, estadual e federal), deveriam promover mais os esportes (sem menosprezar educação e saúde), possibilitando que os jovens foquem a vida em algo que lhes possibilitem saúde física, psíquica e emocional e evitem vícios e drogas doentias.
Sim, através dos esportes se podem priorizar, além dos cuidados físicos, as dimensões psíquicas e emocionais dos jovens. Vimos tantas violências durante os jogos desta copa: mordida, chutes, empurrões, porradas traiçoeiras (por ódio, ciúme, inveja?) nas cortas de adversários, como ocorreu com o nosso querido e guerreiro Neymar, que, infelizmente, o impediu de continuar jogando na copa. São oportunidades para se refletir com os jovens sobre a importância do equilíbrio emocional, do limite e do respeito ao outro como ser humano, muito embora o ímpeto da competição que a hora provoca.
Mas, como hipnólogo, vi-me pensando nestes dias de Copa, na relação entre o esporte, o jogador, a bola e a hipnose. Sabemos que hipnose acontece no nosso dia a dia. É que hipnose nada mais é do que propor alguém a focar num ponto, exclusivamente, num ponto, esquecendo-se tudo o mais em sua volta, tendo em vista alcançar um objetivo através do transe. É quando há uma dissociação consciente de toda e qualquer realidade em sua volta, e a pessoa passa a se concentrar em seu interior, num foco, num objetivo, tendo em vista alcançá-lo. Quando, por exemplo, estou lendo um texto e toda a atenção é entender o que leio e aonde quer chegar o autor, estou ali num foco, com um objetivo e tudo o mais, externamente, fica de lado. A concentração é tamanha, que pode haver uma música alta lá fora e não escuto nada. Isso é hipnose!
Se no futebol jogar é uma arte de mover a bola tendo em vista fazer gols e ganhar a partida, a hipnose é também uma arte de conduzir alguém, através de sugestões, com o objetivo de conquistar o transe hipnótico e possibilitar ressignificações na mente dessa pessoa.
Quando um jogador, por exemplo, foca numa jogada, conduzindo a bola com o objetivo de fazer gol, e naquele momento se esquece de tudo lá fora, não escutando nem a torcida, isso é hipnose.
Luciano Sampaio
Psicanalista e hipnólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário