domingo, 8 de junho de 2014

Sociedade de Hipnose do Ceará


A partir de agosto de 2013, um grupo de hipnólogos, dentre eles: médicos, psicólogos, psicanalistas, fisioterapeutas, terapeutas holísticos e outros profissionais interessados na hipnose, vinha se reunindo com o desejo de organizar no Ceará uma sociedade de hipnose. Até que no dia 8 de abril de 2014, esse grupo oficializou a criação da Sociedade de Hipnose do Estado do Ceará – SHC, aprovou o seu Estatuto e definiu a sua primeira diretoria.
A hipnose no Brasil obteve maior divulgação nas décadas de quarenta e cinquenta, com excelentes publicações e demonstrações em auditórios. Com a chegada da televisão, renomados hipnólogos passaram a fazer apresentações, que impressionavam muitas pessoas. Era uma forma de divulgar a hipnose como técnica de poder da mente, da mente inconsciente. Atualmente, cresce bastante o interesse pela hipnose clínica, isto é, científica, com o objetivo de utilizar esse poder do inconsciente para algo profundamente benéfico: re-significar ou reprogramar traumas inconscientes profundos, que geram nas pessoas diversos sofrimentos, tais como gagueiras, fobias, pânicos, depressões etc. É que, re-significando a causa de um trauma, o seu efeito desaparece. Hipnose cura, porque a mente inconsciente é autocurativa.
Esta Sociedade de hipnose recém-criada não é a primeira iniciativa do gênero no Ceará. Na década de oitenta o Dr. Ivan César, dentista, criou a Sociedade Cearense de Hipnologia e publicou alguns livros: Hipnologia, conceitos atuais e aplicações terapêuticas; Hipnoquântica; Hipnose na odontologia, medicina e pedagogia. Há, inclusive, o registro (vídeo) de uma anestesia hipnótica que ele realizou com sucesso, em uma senhora, no Hospital das Clínicas de Fortaleza, para que a mesma pudesse ser operada de um seio (mastectomia). Seu amor à hipnose despertou bons discípulos, mas estes não levaram adiante a Sociedade.
Objetivos da Sociedade de Hipnose do Estado do Ceará: divulgar, pesquisar, estudar e praticar a hipnose a partir das técnicas: clássica, ericksoniana e condicionativa; desenvolver a hipnose como profissão; defender os interesses ligados à hipnose nas suas variadas técnicas de aplicação e de estudos afins; valorizar o ser humano e seus direitos, através da aplicação da hipnose como terapia da relação mente-corpo; facilitar a cooperação entre os interessados pela hipnose nas suas variadas técnicas de aplicação e outras áreas relacionadas aos estudos e à prática da hipnose.
Tudo isso será vivenciado através de cursos, palestras, seminários e congressos, que permitam aos sócios e demais interessados na hipnose, a atualização e aplicação desta fantástica técnica terapêutica, que estará sempre mais a serviço do bem da humanidade.
Luciano Sampaio
Presidente da Sociedade de Hipnose do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário