quinta-feira, 31 de março de 2016

Caso Clínico em Psicanálise XII - O apego às máscaras; ou Ser ou não ser, eis ou não a questão - José Anastácio de Sousa Aguiar


Costumo fazer, ao início de cada atendimento, duas perguntas. A primeira é perguntar para o paciente como ele gosta de ser chamado e a segunda é em que posso ajudá-lo. Interessante notar, que o modo como as duas perguntas são ou não são respondidas, esclarece e facilita muito o trabalho psicanalítico. O tema da presente crônica refere-se a essas perguntas.
Era uma sexta-feira no final da tarde, o último atendimento do dia e da semana. Era a primeira consulta daquele paciente e após cumprimentá-lo, realizei a primeira pergunta (como ele gostaria de ser chamado), ao que ele me respondeu: “ Dr. Pedro Augustus Neto, não esqueça do neto, doutor.”
À segunda pergunta (em que posso ajudá-lo), ele, após uma certa resistência, me explicou que era advogado há muitos anos e trabalhava junto aos ministros das cortes superiores e tinha conseguido acumular muito dinheiro e status com a sua função, entretanto, estando com 55 anos, sentia-se vazio e desorientado.
Pode-se analisar este caso fazendo-se uso do conceito junguiano de máscara. Máscara(s) seria(m) aquele(s) instrumento(s) que o ego do indivíduo lança mão para adaptar-se às vicissitudes do dia-a-dia. O uso da máscara passa a ser patológico quando a pessoa se identifica em demasia com ela, que passa a dominar as decisões do ego. Assim, seu uso reiterado dificulta a pessoa aprofundar-se no autoconhecimento, tornando-o prisioneiro de si mesmo, ou melhor da máscara.  
Nesse contexto, é perfeitamente razoável que o Dr. Pedro Augustus Neto tenha uma vida vazia e sem sentido.
A desidentificação para com a máscara, bem como a desmistificação de suas vãs glórias, são o cerne do processo analítico, nesse caso.
José Anastácio de Sousa Aguiar
*nomes, sexos e alguns detalhes foram alterados para proteger a identidade dos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário