sexta-feira, 10 de abril de 2015

Espalhar amor... - Irmã Dulce


Fábula - Portas Abertas - Cristiane Caracas


Vivia em um sobrado antigo da Rua 26, Leo, um gato preto, charmoso e elegante. Aquele sobrado tinha uma peculiaridade: possuía em seu interior muitas portas que davam a diferentes cômodos.
Além dos atributos físicos, Leo tinha algo que encantava a todos, especialmente às gatas da redondeza. Já não era tão jovem, é verdade, mas isso não era motivo para diminuir o poder de sedução de Leo, aliás, talvez até aumentasse, já que a experiência é mais uma das facetas da conquista.
Os outros gatos, sabedores da fama de Leo, nutriam por ele um despeito aparente, diziam que não passava de um conquistador barato e que tudo se devia a um certo “it” que ele tinha. Leo não se incomodava, era livre.
Certo dia Leo conheceu uma gata sensível, amorosa que, como não podia deixar de ser, caiu de amores por ele. Por um tempo Leo parecia feliz, completo, enfim os dias de conquistador pareciam ter terminado.
Os anos se passaram e Leo por mais que evitasse o tal “it”, vez por outra, o atormentava a ponto de colocá-lo em questionamentos.
É que a natureza dos seres, por mais que se pretenda sufocar, uma hora ou outra ressurge do seu âmago e de uma forma avassaladora, não importando o desejo, a vontade ou a consciência daquilo que se quer ser, mas determinando e impondo aquilo que se é.
Bateu um vento forte no casarão e Leo percebeu que por entre as fendas das portas, porque não totalmente cerradas, surgiam brechas por onde passavam fragmentos de sentimentos e meias verdades que, como aquele vento, não tinha compromisso com qualquer direção.

Compreendeu então que o motivo e a razão de tudo aquilo eras as portas do casarão que ele teimava em não fechar, o que permitia a entrada daquelas emoções. Parou para ouvir o vento que sussurrou ao seu ouvido: É preciso cerrar as portas, Léo, fechar as janelas, conferir os cadeados e tudo isso só pode ser feito com uma única chave: a chave do amor verdadeiro.
Cristiane Caracas
10/4/2015

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Artigo - Etapas da Vida? - Luciano Sampaio


Há muitos jeitos de entendermos a vida humana. Uns creem em Deus, outros não. Uns defendem a reencarnação, já outros a ressurreição. Cada um tem suas convicções, sua forma de ver a realidade. Estive na Índia e visitando templos aos deuses (80% da população é hinduísta, 2% católica), admirava as expressões de fé daquela gente. Vivemos e sentimos a vida a partir das nossas crenças, da nossa formação consciente ou inconsciente. O importante é o respeito à diversidade de crenças e lutarmos pela liberdade e dignidade da pessoa humana, se esta é desrespeitada.
Estamos vivendo o tempo pascal. Refletindo sobre a vida humana, pude identificar quatro etapas, tendo em vista o olhar cristão, o plano de Deus para nós, que, resumidamente, compartilho.
Primeira: vida intrauterina. Inicia-se o mistério da vida. Vida que recebi como dom divino: Deus me quis. Sou uma escolha amorosa de Deus. Escolheu-me homem ou mulher e introduziu-me seu Espírito: sua essência. O divino integra-se no humano. E deu-me pai e mãe, que devem me acolher, amar e educar.
Segunda: vida no mundo. Ganhei a vida, nasci. Inicia a infância, que se caracteriza por dependência: ser cuidada. E sofrerei consequências (traumas), se isso não acontecer a contento. Passo por aprendizagens familiares, escolares e culturais. Adquiro crenças. Segue, “se Deus quiser”, o ritmo natural da vida: adolescência, juventude, vida adulta e velhice. Oportunidades que tenho para fazer escolhas, tendo em vista a realização pessoal e social. Serei fruto das minhas escolhas, boas ou ruins.
Terceira: a morte. Qual é o sentido cristão da morte? Se no útero ganhei a vida, se cumpri meu tempo e minha missão neste mundo, cabe-me, na hora da morte, como fez Jesus na cruz, oferece-la ao Pai (Deus), entregando-me com esperança e fé: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Volto aos braços de quem me deu a vida. Lembro-me do Sr. Pedro (de Belo Horizonte/MG), que com câncer terminal, dizia-me: “De Deus eu vim, para Deus eu volto”. E da Ir. Lucília (cunhada), que clamava na agonia da morte: “Paizinho, vem me buscar.”
Quarta: a ressurreição. Com a morte estamos nas mãos de Deus, que, em sua infinita misericórdia, nos ressuscita, como fez com Jesus. A ressurreição é a vivência da plenitude da vida no Reino de Deus, que Jesus tanto anunciou. Esta é minha crença. Amém?
Luciano Sampaio
Psicanalista

Dica de Evento - Seminário de Reiki